Quais foram os motivos que te fizeram escolher um curso profissional na EPISJ?
Quando terminei o 9.º ano a minha mãe questionou-me se não queria optar por um curso técnico-profissional em vez do ensino regular. Sinceramente, nunca tinha pensado na hipótese, mas depois de alguma reflexão a ideia agradou-me. Para além de ter a vantagem de aprender uma profissão, e adquirir conhecimentos sobre uma indústria, também poderia prosseguir estudos para o ensino superior que era o que sempre tinha ambicionado. Tinha 15 anos na altura e a estudar a ideia, descobri que ia abrir o curso de Turismo na EPISJ. Investiguei as saídas profissionais, o plano curricular, a boa opinião de várias pessoas da Ilha Terceira que estavam a frequentar a escola na altura e decidi concorrer. No entanto, por ser muito novo a minha mãe não me deixava ir, mas lá convenci o meu irmão mais velho a concorrer também e fomos os dois estudar para a EPISJ.
No teu entender, quais são as mais-valias do ensino na EPISJ?
Desde o primeiro dia que fomos extremamente bem acolhidos por toda a escola. O curso em si, para além de ter uma componente teórica e prática, tinha também algumas das disciplinas gerais do ensino regular. A boa qualidade do ensino e do corpo docente era notável. Ainda, os vários projetos inter-escolares, as muitas visitas de estudo e o envolvimento com a sociedade local foram, sem dúvida, uma mais-valia para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A escola sempre teve uma grande preocupação pelo nosso futuro e tínhamos um acompanhamento escolar diferenciado.
Quais são as melhores recordações dos anos em que foste formando da nossa escola?
Sempre existiu um espírito de amizade e camaradagem entre os colegas, formadores e funcionários em geral. Tivemos muitas oportunidades de participação em projetos inter-escolares e locais. Recordo-me especialmente na Semana Cultural onde fomos responsáveis por receber os turistas. Também me recordo da participação e organização das conferências das escolas profissionais do triângulo, e claro, as amizades que levamos para a vida. Tenho de dizer também que as festas realizadas pela turma de turismo eram as melhores da escola.
A nossa escola orgulha-se de formar, além de bons profissionais, bons cidadãos. Concordas com esta afirmação? Porquê?
Sem dúvida que a EPISJ tem uma tradição de há muitos anos em contribuir para a formação de excelentes profissionais e a boa inserção no mercado de trabalho a nível regional e nacional. Desde o primeiro dia que se sente a grande preocupação da escola em tornar alunos em bons cidadãos através da participação em projetos de voluntariado em colaboração com instituições locais.
Como avalias a importância do estágio curricular no teu percurso formativo?
Os estágios curriculares são uma grande vantagem para quem opta por um curso técnico-profissional, pois o aluno, ao longo dos 3 anos, tem oportunidade de estagiar em ambiente real de trabalho. Sendo este o primeiro passo para a carreira profissional e uma excelente oportunidade para avaliarmos se fizemos a escolha certa em termos de área de formação. No meu caso, tive a oportunidade de estagiar na SATA Air Azores no Aeroporto da Ilha Terceira, no 2.º ano da formação, e na Suécia, no 3.º ano, nos quais aprendi imenso.
Passados todos estes anos, estás satisfeito com a escolha que fizeste? Voltarias a tomar esta decisão? Porquê?
Estou muito satisfeito com a minha escolha e voltaria a tomar a mesma decisão em frequentar a EPISJ ou outra importante instituição de formação profissional na região. A EPISJ contribuiu em muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Estou eternamente grato pela grande oportunidade que me proporcionaram.
O ensino profissional tem ganho maior relevância no panorama regional e nacional nos últimos anos. Consideras que deve continuar a ser uma opção válida para muitos jovens?
O ensino profissional é uma importante escolha para quem quer seguir áreas de formação mais práticas como a de turismo, hotelaria, viticultura, mecânica, informática, eletrotécnica, entre outras áreas. O ensino profissional não só nos prepara para o mercado de trabalho, como também para prosseguir estudos universitários e com a grande vantagem de ter já experiência prática e teórica na área de estudos. Ainda, as escolas profissionais dinamizam os meios onde se inserem e isso nota-se verdadeiramente nas ilhas mais pequenas.
Gostarias de deixar uma mensagem aos atuais e futuros formandos da nossa escola?
Vejam o ensino profissional como uma grande oportunidade de aprender uma profissão, entrar mais facilmente no mercado de trabalho ou ainda a possibilidade de prosseguir estudos para o ensino superior com uma vantagem teórica e prática na área de estudos em relação aos alunos do ensino corrente. Fazer parte do ensino de qualidade EPISJ é ter a oportunidade de um acompanhamento de ensino diferenciado que nos prepara para a inserção do mercado de trabalho.
SÃO SEBASTIÃO, ANGRA DO HEROÍSMO
TÉCNICO DE TURISMO/ PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA (TRIÉNIO 2001- 2004)
LICENCIATURA: GESTÃO E TURISMO, NA UNIVERSITY OF SURREY, LONDRES
CARGOS DESEMPENHADOS: REVENUE MANAGER, SIX SENSES DOURO VALLEY
FORMADOR NA ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DO DOURO – LAMEGO
Esta informação fechará em 20 segundos