Eu sou a Ana Beatriz Machado, tenho 19 anos e sou natural da ilha Graciosa. Frequentei a EPISJ no triénio 2013/2016, tendo como formação profissional o curso Técnico de Gestão Nível IV.
Neste momento estou a estagiar no Centro de Saúde da Ilha Graciosa pelo programa ESTAGIAR T, tendo este uma duração de nove meses. É bom salientar que a minha integração nesta entidade foi muito positiva, integrei-me bem e confesso estar a adquirir muitos conhecimentos benéficos para o meu futuro profissional. Encontro-me no departamento de gestão e contabilidade e presto também apoio à administração. Já pude participar em reuniões com a administração e com o setor onde exerço funções, de onde retirei uma experiência muito positiva, pois para além de ouvir também tive a oportunidade de me exprimir.
Posso dizer, que o programa Estagiar é uma oportunidade única, pois faz com que pequenas técnicas profissionais como eu adquiram um melhor conhecimento da realidade efetiva do tecido empresarial e se tornem em grandes profissionais.
Posteriormente a este estágio, tenciono investir na minha futura carreira profissional e ingressar na Universidade ao licenciar-me em gestão ou economia.
Porque nunca é tarde para seguirmos os nossos sonhos.
(1) Quais foram os motivos que te fizeram escolher um curso profissional na EPISJ?
A opção por um curso profissional de gestão, na EPISJ, foi uma decisão pessoal pois apercebi-me que estes cursos têm mais saídas profissionais e os jovens saem mais preparados para o mundo do trabalho. Já conhecia a ilha de São Jorge e o facto de esta se encontrar mais próxima da minha ilha também foi um fator que condicionou a minha escolha inicialmente.
No entanto, rapidamente comecei a gostar realmente deste curso e quanto mais empenho dava mais gostava e apercebi-me que estava no caminho certo.
No meu ver, o ensino profissional trata-se de uma questão de orientação/encaminhamento de qualquer jovem que pretende ingressar no mundo do trabalho.
(2) No teu entender, quais são as mais-valias do ensino na EPISJ?
Posso dizer que recebi algumas opiniões de antigos professores, familiares e amigos que, com desconfiança e algum preconceito, acreditaram que um curso profissional tratava-se de um subaproveitamento de capacidades que me iria custar em termos de diminuição de oportunidades futuras.
Decorridos três anos do curso profissional posso testemunhar uma posição contrária. A EPISJ não somente me permitiu a aquisição das competências técnicas necessárias para o desempenho de uma profissão na área de gestão, como também me agudizou a vontade de aprender e ambicionar algo mais para a minha carreira profissional.
(3) Quais são as melhores recordações dos anos em que foste formando(a) da nossa escola?
São imensas as recordações dos anos que vivi em São Jorge e frequentei a EPISJ, umas melhores outras piores, mas é mesmo assim pois foram com as experiências menos boas que aprendi e sou o que hoje sou. Apesar de ter estado longe da minha família, sempre me senti acolhida na escola, pois sentia que esta era a minha segunda “casa”. Fiz boas amizades, conheci profissionais excelentes, tanto como formadores como todo o staff.
Não posso deixar de referir que a EPISJ proporcionou-me uma ida ao Campeonato Regional das Profissões, realizado na ilha Terceira, que considero ter sido uma experiência ótima e o facto de me terem escolhido para representar a escola deixou-me muito grata, e apesar de não o ter ganho dei sempre o meu melhor.
(4) A nossa escola orgulha-se de formar, além de bons profissionais, bons cidadãos. Concordas com esta afirmação? Porquê?
Concordo, sem sombra de dúvida. Ingressei na escola apenas com 15 anos, o facto de ter saído do aconchego da minha família e ir estudar, viver sozinha e/ou com amigos em outra ilha, fez-me crescer dia após dia, ano após ano. Passados os três anos do curso, noto-me uma profissional e mulher orgulhosa do trabalho, empenho e dedicação entregue.
Hoje sei, que todo o esforço valeu a pena, por ser quem sou hoje, por orgulhar a minha família, amigos, antigos formadores e funcionários da escola, ou seja, todos aqueles que me acompanharam ao longo dos três anos.
(5) Como avalias a importância do estágio curricular no teu percurso formativo?
Os estágios curriculares foram sem dúvida muito importantes no meu percurso formativo. Para além do crescimento intelectual proporcionado, destaco o crescimento pessoal e o desenvolvimento de aptidões técnicas e profissionais, como o pensamento e a aplicação prática de técnicas aprendidas. Foram dois estágios, ambos na mesma empresa – Escritório Fátima Silveira, Unipessoal LDA. – onde não posso deixar de referir que não podia ter escolhido melhor, pois para além de excelentes profissionais são todos seres incríveis. Acolheram-me com todo o carinho e ajudaram-me sempre em tudo o que estava ao seu alcance. Só tenho a agradecer.
(6) Passados todos estes anos, estás satisfeito com a escolha que fizeste pelo ensino profissional? Voltarias a tomar esta decisão? Porquê?
Sem dúvida, não podia ter feito melhor escolha. Se me dessem a possibilidade de voltar a escolher, tomaria a mesma decisão, pois foi a melhor experiência da minha vida até ao momento. Hoje, estou muito satisfeita por ter formação profissional em gestão, evidentemente fez-me ver que rumo seguir, pois era o que antes de tirar este curso me faltava.
(7) O ensino profissional tem ganho maior relevância no panorama regional e nacional nos últimos anos. Consideras que deve continuar a ser uma opção válida para muitos jovens?
O ensino profissional tem mostrado ser muito importante na sociedade portuguesa atual. Tanto é que, se antes só tínhamos as escolas profissionais responsáveis pela formação profissional, hoje em dia podemos observar que também já é uma realidade nas escolas básicas e secundárias. Na minha opinião, isto acontece devido à crescente procura de formação profissional e por parte das empresas terem necessidade de mão-de-obra qualificada.
Obviamente que o ensino profissional deve continuar a ser uma opção válida para qualquer jovem, pois as escolas profissionais proporcionam aos jovens a preparação adequada para a vida ativa e facilita a estes contactos com o mundo de trabalho e experiência profissional.
(8) Gostarias de deixar uma mensagem aos atuais e futuros formandos da nossa escola?
Gostaria de dizer a vocês, atuais e/ou futuros formandos da EPISJ, que seja qual for a formação que pretendem tirar, se empenham e deem o seu melhor sempre, verão que mais tarde ou quando terminarem o curso, todo o esforço será compensado.