Campanha S.O.S. Cagarro
O Cagarro é uma ave marinha fascinante e emblemática. Assim que saem dos ninhos, os cagarros juvenis com apenas 3 meses de idade, fazem a sua primeira grande viagem de centenas de quilómetros pelo Oceano Atlântico. Estão adaptados à vida em alto mar, pois são excelentes voadores, planando durante horas quase sem bater as longas e flexíveis asas. Têm umas glândulas associadas às narinas que expelem o sal da água do mar.
Os cagarros vivem em grupo o ano todo, em terra e no mar, onde formam agregações denominadas “jangadas” ao final da tarde. Ocorrem muitas vezes em associação com golfinhos e atuns, beneficiando da sua presença para capturar o alimento no mar a pouca profundidade.
De Março a Outubro, todas as noites é possível ouvir, um pouco por todas as ilhas dos Açores, o interessante som dos cagarros de regresso às colónias. Parece-se com o coaxar de uma rã ou com o miar de um gato.
Todos os anos, os cagarros escolhem os Açores para namorar, acasalar e criar os filhotes desse ano. Podem fazê-lo durante trinta anos, desde que atingem a vida adulta, aos sete anos de idade, até aos 40 anos, a longevidade máxima conhecida.
Apesar de os Açores possuirem a maior população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis, a população europeia de cagarros encontra-se em estado de conservação desfavorável e tem vindo a decrescer nas últimas décadas.
São várias as ameaças à conservação desta espécie: a destruíção do habitat de nidificação, através da introdução de plantas e animais exóticos, do crescimento urbano e da rede de estradas litorais; a captura e morte de adultos e crias para obtenção de isco, para alimentação ou por vandalismo; a elevada mortalidade, na época do Outono, associada ao atropelamento e colisão de cagarros juvenis em estradas e localidades.
A Campanha SOS Cagarro existe nos Açores há mais de dez anos, tendo como objectivo envolver as pessoas no salvamento dos cagarros juvenis junto às estradas e na sua proximidade, particularmente aqueles condutores que circulam em áreas onde ocorrem regularmente cagarros. Alguns dos Cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias (Informação retirada de um folheto desdobrável da SRAM).Com o objectivo de participar nesta campanha, achámos pertinente inserir a actividade da Campanha SOS Cagarro no leque de actividades que fazem parte do Grupo Eco-Escolas/ Ciências, em parceria com o Núcleo dos Montanheiros de S. Jorge, Ecoteca de S. Jorge, Secretaria Regional do Ambiente e Mar e, com os Bombeiros Voluntários de Velas. Agendámos para o dia 8/11/2007 a primeira saída com um grupo de alunos da Escola Profissional, que por motivos climatéricos foi cancelada e adiada para o dia 9/11/2007. Neste dia, na zona de Entre-Morros, a formadora Ana Carneiro juntamente com os alunos de Mecatrónica (turma 1) apanharam 12 cagarros. No passado dia 13/11/2007, as formadoras Ana Carneiro e Marta Bettencourt, em conjunto com o Eng. Eduardo Franco (Presidente do Núcleo dos Montanheiros) e a turma 1 de Mecatrónica, percorreram as zonas Velas - Urzelina, tendo apenas encontrado 3 cagarros .

